1 comentário para “Evangelho de hoje (01/10/2012) Lucas 9, 46-50”

  1. Edivan Rodrigues da silva

    out 1st, 2012

    Houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior. (Lc 9,46)

    Veio o Filho do homem, a fim de servir e da sua vida em resgate por muitos. (Mc 10,45)

    Diante de tantas provações, rejeições e intolerâncias todos são convidados a resistir e não nos deixar vencer por elas.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia, hoje iniciamos mais uma semana e também um mês missionário que a graça de Deus esteja presente em cada família, em cada um de nós e que possamos fazer somente o bem e respeitar com dignidade o Idoso e hoje com alegria comemoramos o dia dedicado a eles., Sejamos cristãos atuantes e seguidores de Jesus Cristo.

    A Igreja hoje celebra o oficio de memória de Santa Terezinha Virgem e Doutora. Terezinha do Menino Jesus (França, 1873-1897), segundo os passos da tradição carmelita no Carmelo de Lisieux, descobriu a pequena via da infância espiritual na simplicidade e na humildade confiança no amor misericordioso do Pai. É doutora da Igreja e padroeira das missões. Por meio dela, pedimos a Deus bênção e proteção para todos os missionários. (Liturgia Diária)

    O evangelho de São Marcos mostra para nós uma discórdia entre os discípulos em busca da grandeza de quem é o maior entre eles. Vamos fazer um comentário paralelo à nossa vivência em comunidade. Sabemos que quando se vive em comunidade não pode haver competições e ter a consciência de que o Reino do céu é a comunidade que pratica a justiça.

    Se não mantiver o entendimento e partilha, mais tarde chegaremos a uma comunidade e sociedade onde todos competem pela abundancia e prestigio poder e riqueza, justamente as tentações das injustiças que Jesus venceu. Satanás sempre dizendo se tu és o Filho de Deus. Tentações: Abundâncias vencidas por Jesus? O deserto lugar de fome e satanás pede que Jesus transforme pedra em pão. E Jesus diz não só de pão vivo o homem, mais de toda palavra que saiu da boca de Deus. A tentação do prestigio vencida também por Jesus: Que Jesus exiba seu poder atirando-se no abismo, em outras palavras abuso de confiança. Jesus responde não tentarás o senhor teu Deus. A tentação do poder e da riqueza: Vemos que satanás não usa mais a expressão “se tu és Filho de Deus”. Ele sabe muito bem que a negociação vai ser suja mesmo. Leva Jesus para um monte muito alto e mostrando e lhe dizendo que dará todos os reinos do mundo para que Jesus o adore e em vez de servir ao projeto de Deus servir o seu projeto diabólico.

    Claro que Jesus resistiu a todas as propostas e mandou embora satanás, porque só adorar o Senhor Deus, e servir somente a ele. Foi assim que Jesus venceu e selou definitivamente o seu compromisso com Deus e com o projeto dele. Por isso não devemos nos preocupar em ser o maior, melhor, mais atuante e mais sábio dentro da nossa comunidade, pastoral, movimentos e serviços, respeitar outras crenças e acolher todos aqueles em nome de Jesus e seguir os seus ensinamentos e colocar em praticas na nossa vida e na comunidade, como no decorrer de sua caminhada fez os seus discípulos.

    Pela intercessão da virgem Maria e de santa Terezinha do Menino Jesus o Deus Pai e todo poderoso nos abençoe. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.


Deixe seu comentário