1 comentário para “Evangelho de hoje (29/10/2012) Lucas 13, 10-17”

  1. Edivan Rodrigues da silva

    out 29th, 2012

    Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão em dia de sábado? (Lc 13,16)

    Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)

    A palavra de Deus nos motiva a ser imitadores de Jesus, sendo bons uns para com os outros. Com temos que nos manter alertas para nosso comportamento cristão.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia,
    uma semana consagrada a Deus, a família e ao nosso trabalho. Que possamos ser uma comunidade cristã e unida e sermos luz, não podemos sermos enganados pelas ideologias vazias nem pelo legalismo religioso, que também pode obscurecer a visão critica dos seguidores de Cristo.

    Bastante conhecido esse texto de Lucas, como Mateus, Marcos, onde Jesus fala a respeito do sábado referente a cura e também das espigas arrancadas em dia de sábado. Hoje se limitando a cura da mulher encurvada incapaz de se endireitar.

    Sabemos que o amor de Deus está acima da Lei, a maior observância para os judeus era a lei do sábado, Jesus não só viola, mas permite que os seus discípulos a violem. Era proibido pela Lei fazer qualquer trabalho no dia de sábado. Por outro lado Jesus é o senhor de todos os dias e não só do sábado, por isso ele cura a essa mulher e outros também.

    E nós só pensamos no nosso dia que se torna melhor fazemos o que é melhor e achamos que o outro está errado? Será que é justo determinar dias, horas para ajudar o nosso próximo que passa fome, que está grave de saúde?

    Cada um de nós pode responder a nós mesmos! O certo é que Deus sabe muito bem que não somos melhores não porque não queremos, mas porque não conseguimos. Por isso e por tudo isso Deus enviou o seu Servo, para salvar o que era possível, sem perder nada. Jesus é esse servo anunciado pelo o profeta Isaias.

    Vejamos o que diz o CIC – catecismo da Igreja católica § 574: Desde o inicio do ministério público de Jesus, fariseus e adeptos de Herodes, com sacerdotes e escribas, mancomunaram-se para matá-lo. Em virtude de certos atos por ele praticados (expulsões de demônios; perdão dos pecados; curas em dia de sábado; interpretação original dos preceitos de pureza da Lei; familiaridade com os publicanos e os pecadores públicos.

    Santíssima Virgem Maria rogai por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.


Deixe seu comentário