1 comentário para “Evangelho de hoje (20/11/2012) Lucas 19, 1-10”

  1. Edivan Rodrigues da silva

    nov 20th, 2012

    Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. (Lc 19, 1-2)

    Por amor, deus enviou-nos o seu Filho como vítima por nossas transgressões. (1 Jo, 4,10)

    Se atendermos o chamado de Jesus ir abrirmos nossos corações ele fará morada em nós.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãos um bom dia que a graça de Deus nos dê força, coragem e perseverança para vivenciar e colocar em pratica a sua palavra. Pedimos a Deus que fortaleça as organizações que têm a missão de combater as diferenças sociais e promover a valorização das raízes negras da sociedade brasileira.

    Hoje mencionamos este preâmbulo constante da Liturgia Diária que achamos muito importante e interessante para nosso comentário. Jesus se dispõe a visitar a nossa vida. Somos convidados a abrir mais uma vez o coração para que ele entre e nos renove por inteiro. Ele deve ser o hospede sempre bem-vindo, que convive conosco e nos transforma dia após dia.

    O evangelho de hoje apresenta a conversão de Zaqueu aquele que procurava a ver Jesus de qualquer maneira pois era de pouca estatura e teve que subir numa arvore, mais Jesus o viu e disse-lhe desce daí Zaqueu hoje eu devo hospedar me em tua casa, claro que para Zaqueu mudou tudo e vemos que quando se tem fé e busca na palavra de Deus, com certeza há um encontro verdadeiro com Deus, ele nos procura e vem a nossa casa que é o nosso coração.

    O importante é o reconhecimento de Zaqueu que tinha cometido injustiça com os mais pobres e foi dizendo darei a metade do que tem aos pobres e devolverei aos que defraudei quatro vezes mais, então o reconhecimento é verdadeiro, por isso Jesus diz; Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este homem é também filho de Abraão.

    Essa é a luta pela justiça que nesse momento Zaqueu assume para tratar os pobres com justiça e mostra que a desigualdade e a miséria existem por causa da má distribuição dos bens e da participação política e social. E nós o que estamos fazendo para saciar a fome daqueles que vivem a mercê do tempo? E aqueles que são ricos e abastados o que estão fazendo?

    Pedimos a Deus que nos dê coragem para lutar pela justiça e não nos deixe que a chama da caridade e da honestidade se apague em nós e que visite os que necessitam da vossa presença e ajuda. Também abençoe aos ricos que buscam, com sua riqueza, beneficiar a vida dos pobres.

    Santíssima Virgem Maria Mão de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guia para bem perto do seu Filho Jesus e que possamos ser sempre solidários com os mais necessitados. Louvado seja nosso Senhor Jesus cristo, para sempre seja louvado.


Deixe seu comentário