1 comentário para “Evangelho de hoje (06/08/2013) Lucas 9, 28b-36”

  1. Edivan Rodrigues da silva

    ago 6th, 2013

    Eis meu Filho muito amado, nele está meu bem-querer, escutai-o, vós! (Mt 17,5).

    Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. (Lc 9,29).

    A alegria da transfiguração é a graça do Pai concedida ao filho a glória e a realeza, Jesus o verdadeiro símbolo do povo fiel

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que possamos hoje nos transfigurar a nossa vida com nossos objetivos, nosso modo de ser, nossa transformação e também nossa partilha e que sejamos novas criaturas na graça de Deus.

    Hoje a Igreja celebra o oficio da festa da Transfiguração do Senhor. Na transfiguração, no monte Tabor, Jesus se manifesta aos seus discípulos em todo o esplendendor da vida divina existente nele. Esse esplendor já é antecipação daquele que o envolverá por conta de sua morte e ressurreição. (Liturgia Diária).

    O evangelho de hoje narra a cena da transfiguração revela o destino final de Jesus, e também o destino de todos aqueles que se comprometem com a justiça que leva à realização do projeto de Deus. E vemos que temos dois grandes representantes da Antiga Aliança Elias e Moises que vinham prestar homenagem ao fundador da nova Aliança Jesus Cristo, sendo que Elias veio figuradamente na pessoa de João Batista. Estavam presentes ainda Pedro, João e Tiago e vemos a alegria de Pedro que disse logo ao Mestre é bom fazermos três tendas uma para Jesus, uma para Moises e outra para Elias, para que se acomodassem eles não entendiam nada, atordoados dizemos assim com grande euforia não sabia o que dizia claro que mais tarde eles entenderam que era o inicio de um anúncio para a morte e ressureição de Jesus.

    Queridos irmãos e irmãs em Cristo o que poderíamos fazer para nos transfigurar? O evangelho nos mostra o caminho, a transfiguração é uma renovação, é ser uma pessoa nova é atender ao chamado do Mestre sem complicação e ver que o caminho correto é Jesus. Pedimos a Deus que transfigurai o nosso coração e tornai-o semelhante ao do seu Filho Jesus. E nesse momento é muito importante pedir a Deus que transfigure o coração das autoridades e ajuda-as a promover a justiça e a paz. Transfigurai também os doentes que sofrem em hospitais, em casa para que permaneçam firme na graça do Pai. Então transfiguração é oração, ação, partilha unidade tudo isso vivendo no amor de Deus Pai. Santíssima Virgem Maria nos leva a teu Filho Jesus e que ele nos transfigure em seu amor. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI – CIC § 1994.
    A justificação é a obra excelente do amor de Deus, manifestada no Cristo Jesus e concedida pelo Espírito Santo. Sto. Agostinho pensa que “a justificação do ímpio é uma obra maior que a criação dos céus e da terra”, pois “os céus e a terra passarão, ao passo que a salvação e a justificação dos eleitos permanecerão, para sempre” . Pensa até que a justificação dos pecadores é uma obra maior que a criação dos anjos na justiça, pelo fato de testemunhar uma misericórdia maior.


Deixe seu comentário