1 comentário para “Evangelho de hoje (24/02/2012) Marcos 9,14-29”

  1. Edivan Rodrigues da silva

    fev 25th, 2014

    Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. (Mc 9,14).

    Jesus respondeu: ‘Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração. (Mc 9,29).

    Semear a palavra de Deus é uma forma de servir ao próximo com dignidade. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo bom dia estamos iniciando amais uma semana de trabalho e de partilha do santo Evangelho de nosso Senhor Jesus cristo, que Ele nos conceda a graça da saúde, do amor e da perseverança para juntos refletir e meditar o santo Evangelho.

    O menino Epilético. Esta passagem é um relato de exorcismo e cura no qual Jesus estabelece um dialogo com três distintos: a multidão, o pai do enfermo e seus discípulos. As chaves do texto são a fé e a oração. O relato começa e termina mostrando a incapacidade dos discípulos para curar o menino enfermo; no fim saberemos as razões: falta de fé, de oração. O pai recorre então a Jesus e lhe diz: “Se tu podes fazer alguma coisa” (v22). A frase exprime desespero, necessidade, esperança, mas também certo grau de desconfiança no poder de Jesus. A resposta de Jesus: “Tudo é possível a quem crê” indica que quem tem fé pode tudo, porque coloca toda sua confiança no poder de Deus. Como diria Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). (Prefacio Bíblia Sagrada).

    O Evangelho de hoje nos mostra que apesar dos discípulos terem entrado na nuvem e participado da transfiguração de Jesus que é a revelação do Pai para o filho, eles os discípulos continuam fechados. No caso do menino epilético, eles não conseguem realizar a cura porque não têm fé. Mais também vemos que o pai do menino é criticado por falta de confiança. A exclamação de Jesus mostra claramente o seu desapontamento, pois há sua hora trágica se aproxima, e os discípulos ainda estão longe de compreender a natureza da sua missão, que é libertar as pessoas de suas alienações e devolvê-las à plena consciência.

    Caríssimos amados irmãos e irmãs em Cristo, vejamos bem que naquele tempo os discípulos caminhavam lado a lado com Jesus e viam as atitudes de Jesus, as curas e milagres e não os tinham ainda compreendidos e entendidos ainda como mostra esse episodio de hoje. E nós ainda duvidamos e temos duvidas de que Jesus cura e faz milagres? Ou ainda estamos como os discípulos? Pensemos bem e vamos refletir e meditar essa passagem do Evangelho de hoje e com certeza tiraremos as nossas conclusões. Crê é uma dadiva de Jesus que nos presenteia gratuitamente, perseverar e compreender e entender é saber ter sabedoria e discernimento, acho e acredito que todos nós seguidores dos ensinamentos e mandamentos de Jesus somos capazes de aceitar, compreender e entender.

    Santíssima virgem Maria rogai por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Deus é o Mestre soberano dos seus desígnios. Mas para a realização dos mesmos, serve-se também do concurso das criaturas. Isto não é sinal de fraqueza, mas da grandeza e da bondade do Deus todo-poderoso. Pois Deus não somente dá às suas criaturas o existir, mas a dignidade de agirem elas mesmas, de serem causas e princípios umas das outras e de assim cooperarem no cumprimento do seu desígnio. (CIC § 306).


Deixe seu comentário